O aumento da taxa de obesidade e suas consequências

O aumento da taxa de obesidade e suas consequências

Em fevereiro de 2020, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças apresentaram dados sobre as taxas de obesidade nos Estados Unidos.

Os resultados mostraram um surpreendente 42,4% dos adultos são obesos. 1 1

Outros 31,8% estavam acima do peso, de acordo com um estudo anterior. 2

Prevê-se que a situação piore.

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine estima que até 2030 a porcentagem de adultos americanos obesos subirá para 48,9%. 3

O aumento dos custos médicos devido à obesidade é de cerca de 3.429 dólares por pessoa obesa por ano. 4 Isso totaliza mais de US $ 446 bilhões anualmente.

A menos que o aumento nas taxas de obesidade seja evitado, o ônus financeiro para os custos médicos relacionados à obesidade disparará na próxima década.

Mulheres, afro-americanos e aqueles com baixo status sócio-econômico são afetados a uma taxa significativamente mais alta. 3

O excesso de peso corporal aumenta o risco de desenvolver e morrer devido a um amplo espectro de doenças cardiovasculares, distúrbios cognitivos como a doença de Alzheimer e pelo menos 13 tipos diferentes de câncer. 5-7

A obesidade foi determinada como a causa subjacente de aproximadamente 20% das mortes nos Estados Unidos. 8

Uma análise colaborativa (900.000 indivíduos de 57 estudos) publicada em 2009 constatou que todo incremento de 5 pontos no IMC (uma relação peso / altura) estava associado a um aumento de 30% no risco de mortalidade. 9

Estamos no meio de uma epidemia crescente de obesidade. Assim como as advertências públicas contra o uso do tabaco, que estreou em 1964, tiveram que ser repetidas várias vezes para induzir reduções significativas no consumo de cigarros.

O público precisa de lembretes contínuos sobre o perigo representado pela obesidade e o que pode ser feito para reduzir o excesso de peso corporal.

Definição Médica de Obesidade

Obesity Medicine Association define obesidade como:

“… doença neurocomportamental crônica, recorrente, multifatorial, em que um aumento na gordura corporal promove disfunção do tecido adiposo e forças físicas anormais da massa gorda, resultando em consequências adversas metabólicas, biomecânicas e psicossociais à saúde”. 10

 

Alimentos que matam

Existem muitos fatores que estão contribuindo para o aumento das taxas de obesidade.

Estilos de vida e ocupações são mais sedentários, enquanto alimentos ultraprocessados ​​e menos saudáveis estão sendo consumidos. 11,12

Um alimento processado tende a ser rico em adição de açúcar, sal, óleo e gorduras não saudáveis.

Os alimentos ultraprocessados ​​são tão alterados que dificilmente se assemelham ao estado original de alimentos integrais.

Um alimento ultraprocessado pode ser considerado um produto industrial .

Além de ter as más qualidades de um alimento processado, um alimento ultraprocessado contém ingredientes que raramente são adicionados às refeições caseiras, como amidos modificados ou óleos hidrogenados. Um alimento ultraprocessado também usa aditivos que imitam as qualidades sensoriais de alimentos crus ou disfarçam qualidades indesejáveis ​​do produto acabado, como emulsificantes, umectantes e sequestrantes.

Viver 10 anos mais

Os alimentos ultraprocessados ​​geralmente são “prontos para o consumo” ou requerem preparação mínima e são altamente comercializados e com marca. 12

Alguns exemplos desses tipos de alimentos são bebidas carbonatadas e com sabor artificial, sorvete, cereais matinais, batatas fritas e pratos quentes.

Alimentos ultraprocessados ​​representam mais de 60% da energia da dieta nos EUA 13

Populações com menor consumo de alimentos ultraprocessados ​​- na Sardenha, Itália; Ikaria, Grécia; Okinawa, Japão; Loma Linda, Califórnia, e Nicoya, Costa Rica-vivem uma média de 10 anos a mais do que aqueles com uma dieta padrão no 11

Um estudo observacional de universitários espanhóis acompanhou os participantes por uma mediana de 10,4 anos. O consumo de uma média de 5,3 porções de alimentos ultraprocessados ​​por dia, em comparação com uma média de menos de 1,5 porções por dia, foi associado a um aumento de 62% no risco de mortalidade por todas as causas. Para cada porção adicional, esse risco aumentou 18% . 14

Os efeitos do refrigerante dietético versus refrigerante regular

Uma metanálise publicada em 2017 descobriu que o consumo regular de refrigerante adoçado com açúcar estava associado a um aumento de 18% no risco de obesidade. 15

Surpreendentemente, o consumo regular de refrigerante diet adoçado artificialmente foi associado a um risco aumentado de 59% de obesidade. 15

Pode-se supor que o refrigerante diet seja mais saudável que o refrigerante normal, devido ao conteúdo calórico mínimo. No entanto, os adoçantes artificiais podem levar a mudanças significativas na microbiota intestinal , um efeito que, pelo menos em parte, explica o efeito obesogênico do refrigerante diet. 15,16

Pesquisas em humanos e animais mostram que adoçantes artificiais não calóricos causam alterações na composição da microbiota intestinal que prejudicam a tolerância à glicose, resultando em respostas metabólicas ruins. 15,16

Em um estudo observacional em larga escala em mulheres na pós-menopausa, com uma média de 8,4 anos de acompanhamento, beber dois ou mais refrigerantes diet por dia aumentou o risco de diabetes tipo 2 em 21% em comparação com as mulheres que bebiam menos de um refrigerante diet por semana. Mas o risco mais que dobrou para 43% nas mulheres que bebem a mesma quantidade de refrigerante adoçado com açúcar. 17

Mais pesquisas são necessárias para entender completamente essa associação. Mas a chave é que a pesquisa mostrou que os dois tipos de refrigerantes são prejudiciais à nossa saúde.

Estar acima do peso ou abaixo do peso não é saudável

É uma crença comum de que, desde que você não seja obeso, pode estar acima do peso e ainda ser saudável. Isto não é sempre verdade. Estudos mostraram perigos significativos associados ao excesso de peso em comparação com um peso normal.

Um estudo observacional publicado no New England Journal of Medicine em 2010 acompanhou 1,46 milhão de adultos brancos por uma mediana de 10 anos . Aqueles que apresentavam doenças preexistentes ou eram fumantes foram excluídos da análise deste estudo. 18

Os resultados mostraram que aqueles que estavam acima do peso (IMC 25-29,9) tiveram um risco 13% maior de morte em comparação com aqueles que tinham peso normal. Além disso, dos pacientes que participaram do estudo por mais tempo (seguidos por 15 anos ou mais), houve um aumento de 12% a 19% no risco de mortalidade no grupo com sobrepeso em comparação com o grupo com peso normal. Entre esse grupo, maior peso foi associado a maior risco de morrer.

Em um estudo mais recente, os pesquisadores compararam a variabilidade da frequência cardíaca de mulheres adultas com baixo peso, peso normal e excesso de peso. 19

A variabilidade da frequência cardíaca mede as diferenças no intervalo de tempo entre cada batimento cardíaco. É medido convencionalmente com um eletrocardiograma, embora agora haja relógios inteligentes e pequenos dispositivos que também podem testá-lo.

Uma frequência cardíaca mais variável em repouso é mais benéfica, pois isso permite que você responda melhor ao estresse. Aqueles que têm uma freqüência cardíaca em repouso mais variável também apresentam melhor desempenho no exercício e menor risco de doença cardíaca. 20

Os resultados deste estudo revelaram que aqueles que estavam abaixo do peso (IMC <18,5) e aqueles que estavam acima do peso apresentaram variabilidade da frequência cardíaca reduzida em comparação com indivíduos com peso normal. Uma análise especial revelou uma curva em forma de U, onde pouca ou muita massa de gordura foi associada a uma pior variabilidade da frequência cardíaca. 19 Em outras palavras, indivíduos com IMC saudável de 18,5 a 24,9 e extensão saudável de massa gorda apresentam maior variabilidade da frequência cardíaca em repouso.

Um estudo notável publicado em 2015 mostrou uma relação significativa entre um IMC acima de 25 e a incidência de câncer de mama invasivo na pós-menopausa. 21

Os pesquisadores reuniram dados de 67.142 mulheres pós-menopáusicas de um ensaio clínico anterior e as seguiram por uma média de 13 anos. Os resultados mostraram uma relação positiva entre o IMC e a incidência de câncer de mama invasivo. Aqueles que estavam acima do peso tinham um risco aumentado de 17% e aqueles que eram obesos tinham um risco aumentado de 58% . 21

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Os perigos da obesidade

  • As taxas de obesidade nos EUA estão subindo rapidamente. Em 2030, projeta-se que quase 50% dos adultos americanos sejam obesos.
  • A genética desempenha um papel, mas o estilo de vida sedentário e as dietas pesadas em alimentos ultraprocessados ​​(bebidas carbonatadas e com sabor artificial, sorvete, cereais matinais, batatas fritas e pratos quentes) são os principais responsáveis ​​pelo aumento das taxas de obesidade.
  • A dieta com mais pesquisas apoiando seu uso para perda de peso e saúde geral é a dieta mediterrânea, rica em vegetais, frutas, grãos integrais, feijões, nozes e sementes, azeite de oliva extra virgem, peixe e frutos do mar, e inclui quantidades moderadas de aves, ovos e laticínios, com apenas carnes e doces muito ocasionais.
  • A droga ativadora da AMPK, a metformina, também pode ajudar na perda de peso. Um extrato da espécie vegetal Gynostemma pentaphyllum funciona da mesma maneira e demonstrou reduzir a gordura da barriga, o IMC e outros indicadores de obesidade.
Uma dieta ideal

Embora existam inúmeros dados sobre os benefícios para a saúde de dietas vegetarianas ou veganas, acreditamos que a dieta mediterrânea obteve o maior apoio à pesquisa. 30-32

Uma meta-análise de estudos randomizados e controlados concluiu que seguir uma dieta mediterrânea pode ser útil para reduzir o peso corporal, especialmente quando é restrito à energia, combinado à atividade física e mantido por mais de seis meses. 33

Uma dieta mediterrânea é rica em vegetais, frutas, grãos integrais, feijões, nozes e sementes, azeite extra-virgem, peixe e frutos do mar, quantidades moderadas de aves, ovos e laticínios. Carnes vermelhas e doces são limitados. 34,35

Qualquer que seja o padrão alimentar, um que enfatize alimentos inteiros, principalmente não processados, trará benefícios significativos à saúde em relação à dieta ocidental típica, que é rica em alimentos ultraprocessados .

Uma metanálise recente avaliou o benefício de mortalidade das dietas para perda de peso. A análise incluiu estudos que duraram uma duração média de apenas dois anos, mas ainda assim descobriram que essas dietas resultaram em uma redução relativa de 18% na mortalidade por todas as causas. 36.

Efeitos negativos adicionais do excesso de peso
  • O excesso de peso aumenta o risco de uma série de condições graves: doença hepática gordurosa, doença renal, doença da vesícula biliar e apneia do sono. 22,23
  • Estar acima do peso ou obeso está associado a um risco aumentado de dor crônica e síndromes dolorosas, incluindo dor lombar, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável e dor abdominal, fibromialgia, dor na mandíbula e dor crônica em todo o corpo. Um estudo realizado com gêmeos descobriu que, em comparação com os gêmeos com peso normal, gêmeos obesos ou com sobrepeso tinham chances significativamente maiores de dor lombar ou dor corporal generalizada, respectivamente. 24,25
  • O excesso de peso promove a osteoartrite como resultado do aumento do desgaste e por causa do aumento da inflamação crônica. 26
  • A obesidade está fortemente associada à depressão. Uma metanálise que incluiu dados de mais de 58.000 indivíduos constatou que a obesidade aumentou significativamente as chances de desenvolver depressão, enquanto a depressão aumentou significativamente as chances de se tornar obeso. 27
  • Uma série de resultados negativos na gravidez, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto cesáreo, defeitos fetais e parto prematuro são mais comuns em mães com sobrepeso ou obesidade. 28.
  • O excesso de peso dificulta a absorção da vitamina D e outras vitaminas lipossolúveis. 29

Sumário

Se os americanos continuarem a optar por estilos de vida mais sedentários e consumirem mais alimentos ultraprocessados, a obesidade continuará a aumentar a um ritmo exponencial e alarmante.

Se as tendências atuais continuarem, quase 50% da população americana será obesa até 2030 , resultando em consequências catastróficas para a saúde.

Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco das doenças mais prevalentes que afetam a humanidade. Os custos financeiros para o nosso sistema de saúde são insustentáveis.

Enquanto a mídia está soando o alarme sobre esse assunto há décadas, não está sendo feito o suficiente para ajudar os americanos a atingir e manter um peso saudável, evitar doenças terríveis e mortais e aproveitar a vida ao máximo.

Precisamos estar mais bem informados e motivados sobre como manter um peso corporal saudável.

Se você tiver alguma dúvida sobre o conteúdo científico deste artigo, ligue para um especialista em bem-estar do Life Extension® pelo telefone 1-866-864-3027.

Referências
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