Molécula produzida durante a restrição calórica atrasa o envelhecimento vascular

26 de setembro de 2018.

“A parte mais importante do envelhecimento é o envelhecimento vascular”, explicou o autor sênior Ming-Hui Zou. “Quando as pessoas envelhecem, os vasos que fornecem diferentes órgãos são os mais sensíveis e mais sujeitos a danos causados ​​pelo envelhecimento.” Este estudo é focado no envelhecimento vascular, e na velhice, que tipo de mudanças acontecem e como prevenir o envelhecimento vascular. ”

Durante períodos de restrição calórica, o corpo cetônico conhecido como beta-hidroxibutirato é produzido pelo fígado a partir de ácidos graxos. O beta-hidroxibutirato promove a divisão celular, que se torna prejudicada quando as células senescentes não conseguem mais se dividir. “Descobrimos que este composto, beta-hidroxibutirato, pode retardar o envelhecimento vascular”, relatou o Dr. Zhou. “Isso realmente fornece uma ligação química entre restrição calórica e jejum e o efeito antienvelhecimento. Esse composto pode retardar o envelhecimento vascular através das células endoteliais, que revestem a superfície interna dos vasos sanguíneos e vasos linfáticos. Pode prevenir um tipo de envelhecimento celular chamado senescência”. ou envelhecimento celular. ”

A equipe do Dr. Zou determinou que a ligação do beta-hidroxibutirato a uma proteína específica aumenta a atividade de um fator de célula-tronco conhecido como Oct4, que contribui para a prevenção da senescência causada por danos no DNA. “Esse fator de célula-tronco (Oct4) pode ser um alvo farmacológico ou farmacológico para retardar ou prevenir o envelhecimento”, sugeriu o Dr. Zou. “Então, se o sistema vascular se torna mais jovem, é menos provável que tenha doença cardiovascular, doença de Alzheimer e câncer,  porque todas essas doenças são relacionadas à idade “.

“Como realmente atrasar o envelhecimento é um caminho importante para reduzir o incidente e a gravidade das doenças humanas.”