Como o microbioma controla sua saúde

De Stanley Remmick

A descoberta do microbioma humano está mudando a maneira como pensamos sobre saúde e doença.

Microbiome é o termo para os trilhões de organismos vivos que residem no corpo humano. Estima-se que 100 trilhões de microrganismos vivem apenas no intestino – isso é dez vezes o número de células que compõem o próprio corpo. 1

Enquanto estamos apenas começando a entender o impacto do microbioma em nossa saúde diária, fica claro que as bactérias, a diversidade e o equilíbrio geral estão intimamente relacionados aos nossos estados de saúde e doença. 1

Mais de 70% do sistema imunológico humano é encontrado no revestimento do intestino. 2

Com base nessas informações, os pesquisadores encontraram agora um novo tipo de terapia promotora de saúde: culturas direcionadas de bactérias benéficas (probióticos) que são ajustadas para modificar os microbiomas desequilibrados de volta a um equilíbrio saudável.

O que vai mal? Apresentando disbiose

TAG DE IMAGEM

Os microbiomas podem se tornar desequilibrados por meio de dieta pobre, drogas, estilo de vida pouco saudável e toxinas. Isso deixa um estado em que um número relativamente pequeno de microrganismos atinge um domínio prejudicial, muitas vezes expulsando outros, benéficos.

Os cientistas chamam isso de um estado de disbiose . 3

desequilíbrio do microbioma , no qual alguns microorganismos prosperam e outros morrem, tem conexões diretas com praticamente todos os estados de doenças crônicas em humanos. 4

Até o momento, há fortes evidências de que vários estados de disbiose no intestino contribuem para:

• Distúrbios intestinais (síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, câncer colorretal) 5-7

• Distúrbios cerebrais (Alzheimer, Parkinson, autismo) 8-10

• Transtornos mentais e de humor mental (depressão maior, ansiedade, esquizofrenia) 11,12

• Coração e outros distúrbios cardiovasculares (doença arterial coronariana, aterosclerose, hipertensão arterial) 13-15

• Distúrbios metabólicos (diabetes tipo II, síndrome metabólica) 16,17

Também existem descobertas igualmente convincentes para a disbiose dos microbiomas orais e faríngeos(garganta), que têm sido implicados em cáries dentárias, gengivite / periodontite (doença da gengiva) e suscetibilidade a infecções respiratórias e dores de garganta, respectivamente. 18-23

O QUE VOCÊ PRECISA SABER
TEXTO ALT DA IMAGEM DE BARRA LATERAL

Microbiome e Doença

• Compartilhamos nossos corpos com trilhões de microrganismos que contribuem de maneira importante para nosso estado de saúde ou doença.
  • Coletivamente chamada de microbioma , essas espécies podem, quando em equilíbrio adequado, nos proteger da inflamação subjacente, do intestino permeável e de outros distúrbios fundamentais que levam a problemas de saúde.
  • Quando desequilibradas ou desequilibradas , as comunidades de microbiomas podem devastar nossa saúde e nos deixar vulneráveis ​​a uma ampla gama de doenças crônicas.
  • As drogas não ajudam, e de fato podem piorar as coisas ao suprimir o crescimento de organismos benéficos.
  • Os probióticos , bactérias vivas com propriedades benéficas, podem restabelecer o equilíbrio em microbiomas desbióticos, permitindo o início de um processo de autocura.
  • Estudos mostram que bactérias probióticas cuidadosamente projetadas e cientificamente apoiadas, isoladamente ou em combinações, podem melhorar muitos dos distúrbios associados à disbiose dos quais sofremos, incluindo a saúde geral do intestino, a saúde cardiovascular e cerebral e a função imunológica.
  • Outras formulações probióticas agora se mostram promissoras na redução da carga de cárie dentária, gengivite e infecções da garganta pela modulação dos micro-biomas orais e faríngeos.
  • Eventualmente, todos nós somos vítimas de disbiose e suas consequências perigosas ao longo da vida. Agora todos podemos nos proteger usando valiosas comunidades vivas de bactérias para reequilibrar os microbiomas doentes.

Probiotics Reequilibrar um Microbiome Disbiotico

O que podemos fazer para restaurar o equilíbrio tão importante para os microbiomas desbioticados?

A resposta usual da medicina convencional é a farmacêutica, mas, com poucas exceções, a terapia medicamentosa ainda não se mostrou eficaz em distúrbios relacionados ao microbioma. Matar bactérias com antibióticos é como usar uma marreta para matar uma mosca – ela é muito mais destrutiva do que eficaz, matando dezenas ou centenas de bactérias saudáveis ​​para lidar com algumas bactérias nocivas.

Felizmente, temos uma gama crescente de armas em nosso arsenal para combater a disbiose e restaurar microbiomas saudáveis ​​e equilibrados, na forma de bactérias benéficas, geralmente conhecidas como probióticos .

As bactérias probióticas são derivadas de populações de microrganismos benéficos conhecidos, que produzem compostos específicos que contribuem para a saúde humana ou ajudam a suprimir os microorganismos menos benéficos.

Os seres humanos têm consumido probióticos por milênios na forma de alimentos fermentados como iogurte, picles e chucrute, que são embalados com bilhões de bactérias promotoras da saúde. 24-27

Progressos notáveis ​​foram feitos nos últimos anos para produzir probióticos específicos para microbiomas altamente específicos. Hoje, existem formulações probióticas disponíveis para ajudar a manter o equilíbrio geral no microbioma intestinal, ajudar a prevenir doenças cardíacas, melhorar os transtornos de humor, melhorar nosso sistema imunológico, reduzir nossos riscos de alergia e até mesmo reforçar a saúde bucal e aliviar dores de garganta.

Vamos examinar cada uma dessas áreas brevemente, para entender a promessa da revolução probiótica direcionada.

Cepas Bacterianas Múltiplas para Equilíbrio do Microbiomo Intestinal

Entre as bactérias probióticas mais antigas e mais reconhecidas, os membros das famílias Lactobacillus e Bifidobacteriadestacam-se pela sua segurança e eficácia. 28,29 Os membros desses grupos apresentam muitos benefícios para a saúde intestinal, que incluem redução da inflamação e melhor comunicação entre células. 30

Os probióticos direcionados também mostraram melhorar a expressão gênica saudável em células imunes intestinais – essa gigantesca comunidade de tecido imunológico humano que compõe mais de 70% de nossa função imunológica total. 31 Estudos mostram que restaurar o conteúdo do intestino de bactérias “amigáveis” pode apoiar uma função imunológica saudável. 32

Uma combinação probiótica balanceada tira proveito de todas essas descobertas e acrescenta uma peça vital adicional de tecnologia, uma cápsula especializada que mantém as valiosas bactérias vivas através do caminho da boca, através do estômago cheio de ácido e passando pelas pequenas e ricas enzimas. intestino – um grande desafio no fornecimento de probióticos ao seu ambiente alvo no intestino grosso. 33

Esta formulação de alta tecnologia contém uma mistura proprietária de seis cepas probióticas comprovadas, para um total de 15 bilhões de microrganismos por dose. Projetado para se agarrar ao revestimento do trato intestinal, essas seis cepas consistem em:

• Lactobacillus acidophilus LA-14
  • Bifidobacterium lactis BL-04
  • Lactobacillus paracasei LPC-37
  • Lactobacillus rhamnosus LR-32
  • Bifidobacterium bifidum / lactis BB-02
  • Bifidobacterium longum BB536®

Para quem quer abordar um estado geral de disbiose do tipo que a maioria de nós tem quando comemos ocasionalmente alimentos processados, não obtemos exercício suficiente, não tomamos muito álcool, ou simplesmente vivemos uma vida estressante, essa formulação de equilíbrio é uma escolha sábia.

Probióticos apoiam a saúde do coração

A doença cardiovascular continua sendo a principal causa de morte entre os americanos mais velhos, mas descobertas recentes ligando a saúde cardiovascular ao desequilíbrio intestinal do micróbio podem oferecer novas esperanças na área da prevenção. Muitos dos fatores que aumentam o risco de doença cardíaca são influenciados pela disbiose intestinal: inflamação, colesterol e outros níveis lipídicos, e até mesmo a tendência de coagulação do sangue. 34

Um probiótico altamente específico foi agora desenvolvido, composto por uma única estirpe benéfica de Lactobacillus . Chamado de Lactobacillus reuteri 30242, este microorganismo único demonstrou em ensaios clínicos que o colesterol saudável é seguro em adultos que já estão dentro da faixa normal. 34-36 Além disso, L. reuteri 30242 tem a capacidade de suportar níveis saudáveis ​​de uma proteína transportadora de colesterol chamada apoB-100, que influencia como e onde o colesterol é administrado aos tecidos corporais. 37

Esta cepa probiótica única também reduz um marcador chave de inflamação associada a doença cardiovascular, proteína C-reativa ou PCR. 37

Finalmente, o L. reuteri 30242 pode apoiar níveis saudáveis ​​do fibrinogênio no fator de coagulação do sangue , o que pode ajudar a reduzir o risco de coágulos que bloqueiam as artérias, o que pode levar a ataques cardíacos ou derrames. 37

Pessoas com fatores de risco cardiovascular conhecidos devem prestar atenção especial ao L. reuteri 30242 como parte de seu regime diário de suplementação.

Melhorias no humor com combinação de probióticos

Os micróbios do intestino ajudam a processar uma ampla gama de moléculas de sinalização , incluindo muitos hormônios e neurotransmissores essenciais que as células cerebrais usam para se comunicar e enviar impulsos. 38 E alterações inflamatórias, impulsionadas em parte pela disbiose do intestino, podem contribuir para distúrbios do humor, como a depressão maior. 12,39,40

Pesquisadores de todo o mundo têm perseguido formulações capazes de manipular os componentes do microbioma intestinal para afetar favoravelmente a função cerebral. Um concorrente líder emergiu na forma de duas estirpes bacterianas especializadas, Lactobacillus helveticus R0052 e Bifidobacterium longum R0175. 41-43

Estudos clínicos em humanos sobre essa combinação especializada mostraram melhorias significativas no humor, acompanhadas por reduções nos níveis de estresse percebidos, ao mesmo tempo em que demonstraram habilidades aprimoradas de relaxamento. 41-43 Pessoas com depressão e / ou ansiedade devem considerar seriamente o uso dessa combinação de probióticos como uma forma de aliviar o humor e potencialmente aliviar os sintomas de ansiedade.

Formulação probiótica estimula a função imune

TAG DE IMAGEM

O sistema imunológico humano é um dos milagres recorrentes da natureza, capaz de discernir pequenas diferenças nas estruturas moleculares para ajudar a nos proteger de infecções, assim como detectar e destruir o câncer incipiente, desligando seu maquinário destrutivo para evitar danos aos nossos próprios tecidos.

O trato intestinal humano é onde nossos sistemas imunológicos encontram nosso microbioma intestinal. Agora está ficando claro que o microbioma intestinal desempenha um papel descomunal ao “ensinar” o sistema imunológico a distinguir entre nossas próprias células e outras células e moléculas ameaçadoras. Quando o microbioma intestinal e o sistema imunológico trabalham juntos, desenvolvemos uma tolerância imunológica adequada , de modo que nossos corpos aprendam a atacar apenas ofensores reais e evitar o impacto destrutivo em nossos próprios tecidos.

Em particular, nossos corpos se protegem com um anticorpo especializado chamado imunoglobulina A (IgA) , que ajuda na distinção entre bactérias auto-toleráveis ​​e invasoras. 44 Cientistas com visão de futuro reconheceram que as bactérias do intestino podem influenciar os níveis de IgA , apoiando assim a função imunológica.

Uma mistura de multi-componentes de probióticos foi desenvolvida para promover níveis saudáveis ​​de IgA . 45,46Respostas fortes de IgA protegem as membranas mucosas humanas no nariz, garganta e sistema respiratório contra os desafios imunológicos e sustentam uma resposta imunológica normal e robusta.

Esta mistura probiótica é especialmente projetada para apoiar a saúde imunológica, aumentando os níveis de IgA durante todo o ano. Contém Bifidobacterium lactis BS01, Lactobacillus plantarum LP01, L. plantarum LP02, L. rhamnosusLR04 e L. rhamnosus LR05, que demonstraram reduzir a incidência e a gravidade de doenças respiratórias durante a estação fria. 46 A formulação também inclui Bacillus subtilis CU1®, que demonstrou estimular respostas imunes em idosos durante a estação de inverno perigosa. 45

Embora essa combinação tenha sido especialmente eficaz na prevenção de infecções no inverno, há todos os motivos para acreditar que suas propriedades que melhoram a IgA podem fornecer um importante suporte imunológico durante todo o ano. 45

Proteção da Garganta com Probiótico Especializado

TAG DE IMAGEM

A garganta e os microbiomas orais também são importantes para proteger nossa saúde. A composição do microbioma da garganta (faringe) pode ser particularmente importante na prevenção de dores de garganta durante o inverno, incluindo infecções por estreptococos e infecções virais.

Uma cepa especializada de probiótico chamada Streptococcus salivarius K12 é uma espécie inofensiva de estreptococos com armas únicas: ela libera dois potentes antibióticos (antibióticos produzidos em bactérias que destroem outras bactérias). 47,48Em particular, os lantibióticos produzidos por S. salivarius K12 são alvo de S. pyogenes , a espécie responsável pela clássica secreção da garganta. 47

Um estudo em humanos mostrou que o S. salivarius K12 na forma de um comprimido mastigável de liberação lenta que transporta um bilhão de colônias do organismo reduziu significativamente (em mais de 90% ) os episódios de faringite estreptocócica, enquanto um grupo controle não apresentou alterações. 47 Este estudo demonstrou uma enorme redução de 30 vezes no número de dias no tratamento com antibióticos, um benefício para todo o microbioma.

Para quem quer liberdade de infecções na garganta, e para reduzir a sua exposição anual a antibióticos, S. salivariusK12 é o probiótico de escolha.

Promoção da saúde bucal com losangos probióticos emparelhados

Uma enorme proporção de adultos americanos sofre de distúrbios de saúde bucal, particularmente cáries e gengivite gengival (que pode evoluir para periodontite, resultando em perda de dentes). Esses distúrbios não são apenas incômodos e desagradáveis, mas também têm sido associados a riscos mais elevados de doença sistêmica, especialmente distúrbios cardiovasculares. 49,50

A placa dentária é um dos principais contribuintes para cáries e gengivite e é um ambiente rico para bactérias destrutivas que contribuem para a disbiose oral. 49-51

Outra cepa única de S. salivarius , chamada M18, produz seus próprios lantibióticos visando o S. mutans , um componente importante da placa bacteriana e uma causa conhecida de cavidades. 51 Essa bactéria também produz enzimas com potencial para enfraquecer e soltar a placa nos dentes e nas gengivas. 51

Um estudo clínico de S. salivarius M18 vs. placebo mostrou uma redução significativa nos escores de placa em indivíduos tratados, mas não placebo. 51

Um segundo componente desta formulação é o Lactobacillus plantarum L-137, um probiótico capaz de ativar a imunidade humana e reduzir a inflamação. 52 Em um ensaio clínico em humanos, este probiótico reduziu a profundidade de sondagem , a profundidade da bolsa entre o dente e a gengiva, onde a doença periodontal se instala e destrói o dente e o osso. 52

A suplementação diária com esta combinação comprovada de probióticos é uma excelente maneira de aumentar a escovação regular e o uso do fio dental.

Alergia Alívio

Até mesmo sintomas alérgicos sazonais podem ser causados ​​- e remediados – pela modulação do microbioma envolvendo o sistema imunológico.

Essa é uma boa notícia para os 30% dos adultos (cerca de 50 milhões) que sofrem de alergias sazonais nos EUA 53,54.De fato, as alergias ocupam o sexto lugar nas principais causas de doenças crônicas nos Estados Unidos, custando à sociedade mais de US $ 18 bilhões. 53 Infelizmente, muito desse dinheiro está sendo desperdiçado, enquanto pessoas alérgicas continuam sofrendo desnecessariamente.

Praticamente todos os remédios para alergia no mercado hoje atacam os sintomas do fim de uma longa cascata de sinalização bioquímica. Nenhum deles começou a trabalhar na fonte primária de sintomas alérgicos: um desequilíbrio na rede reguladora do sistema imunológico que promove a atividade de células reativas em detrimento de células reguladoras mais sutis.

Agora, graças a avanços científicos avançados, foram identificados dois ingredientes que agem no topo dessa cascata de sinalização, efetivamente treinando novamente o sistema imunológico para ingerir pólen e outros alérgenos, e silenciando as respostas inflamatórias excessivas que, de outra forma, produzem sintomas irritantes de alergia .

Estudos mostram que, entre eles, esta combinação de fermento fermentado de padeiro seco , um produto de fermentação de levedura, além de Lactobacillus L-92 tratado termicamente (HT L-92), uma cepa probiótica inativada, pode reduzir significativa e substancialmente os sintomas sazonais de alergia, fornecendo 43 % menos dias com congestão nasal, uma redução de 24% nas passagens nasais inchadas (avaliada por um médico) e uma redução de 31% nos sintomas oculares. 55-57

Resumo

TAG DE IMAGEM

Estamos experimentando o início de uma verdadeira revolução médica com a descoberta dos trilhões de bactérias que compõem o nosso microbioma. Estas bactérias fornecem inúmeras oportunidades para melhorar e proteger a nossa saúde através de um equilíbrio cuidadoso da composição da comunidade.

Os microbiomas desequilibrados (disfibianos) estão agora associados a praticamente todas as doenças crônicas que assolam a humanidade. E o restabelecimento do equilíbrio tem sido mostrado repetidamente para reverter as conseqüências da disbiose, para nos proteger das doenças e para melhorar nossa saúde e as perspectivas de longevidade.

Não podemos tratar disbiose com drogas.

Os estudos agora mostram que a suplementação com probióticos pode reequilibrar os microbiomas e proteger-nos de distúrbios do intestino, cérebro, coração e sistema imunológico. Da mesma forma, probióticos visando os microbiomas orais e da garganta podem nos proteger contra doenças dentárias, gengivite e infecções da garganta.

Essas formulações potentes são apenas o começo de uma nova era na medicina, quando aprendemos a nos engajar em parcerias com os outros seres vivos que compartilham nossos corpos e os encorajamos a nos facilitar em um melhor equilíbrio biológico para vidas mais longas e saudáveis.

Referências

1. Khanna S, Tosh PK. Uma cartilha do médico sobre o papel do microbioma na saúde e na doença humana. Mayo Clin Proc. 2014; 89 (1): 107-14.
  2. Vighi G, Marcucci F, Sensi L, et al. Alergia e o sistema gastrointestinal. Clin Exp Immunol. 2008 153 (Suppl 1): 3-6.
  3. Iebba V, Totino V, Gagliardi A, et al. Eubiose e disbiose: os dois lados da microbiota. Novo Microbiol. 2016; 39 (1): 1-12.
  4. Serino M., Blasco-Baque V, Nicolas S, et al. Longe dos olhos, perto do coração: disbiose da microbiota intestinal e consequências cardiovasculares. Curr Cardiol Rep. 2014; 16 (11): 540.
  5. Jurjus A, Eid A, Al Kattar S., et al. Doença inflamatória intestinal, câncer colorretal e diabetes mellitus tipo 2: os links. BBA Clin. 2016; 5: 16-24.
  6. Richard ML, Liguori G, Lamas B e outros. Disbiose da microbiota associada à mucosa em câncer associado à colite. Micróbios do intestino. 2017: 1-12.
  7. Lopetuso LR, Petito V, Graziani C, e outros. Microbiota Intestinal em Saúde, Doença Diverticular, Síndrome do Intestino Irritável e Doenças Inflamatórias Intestinais: Tempo para o Marcador Microbiano de Desordens Gastrointestinais. Dig Dis. 2018; 36 (1): 56-65.
  8. Vogt NM, Kerby RL, Dill McFarland KA, et al. Alterações no microbioma intestinal na doença de Alzheimer. Sci Rep.2017; 7 (1): 13537.
  9. Tremlett H, Bauer KC, Appel-Cresswell S, et al. O microbioma intestinal na doença neurológica humana: uma revisão. Ann Neurol. 2017; 81 (3): 369-82.
  10. Strati F, Cavalieri D, Albanese D, et ai. Novas evidências sobre a microbiota intestinal alterada em transtornos do espectro do autismo. Microbiome. 2017; 5 (1): 24.
  11. Zheng P, Zeng B, Zhou C, et ai. O remodelamento do microbioma intestinal induz comportamentos depressivos através de uma via mediada pelo metabolismo do hospedeiro. Psiquiatria Mol. 2016; 21 (6): 786-96.
  12. Jiang H, Ling Z, Y Zhang, et al. Composição alterada da microbiota fecal em pacientes com transtorno depressivo maior. Brain Behav Immun. 2015; 48: 186-94.
  13. Emoto T, Yamashita T, Kobayashi T, e outros. Caracterização dos perfis da microbiota intestinal em pacientes coronariopatas utilizando análise de mineração de dados do polimorfismo do comprimento dos fragmentos de restrição terminais: a microbiota intestinal pode ser um marcador diagnóstico de doença arterial coronariana. Vasos do Coração. 2017; 32 (1): 39-46.
  14. Li J, Zhao F, Wang Y, et al. A disbiose intestinal da microbiota contribui para o desenvolvimento da hipertensão. Microbiome. 2017; 5 (1): 14.
  15. Jie Z, Xia H, Zhong SL, et al. O microbioma intestinal na doença cardiovascular aterosclerótica. Comunicações da natureza. 2017; 8 (1): 845.
  16. J longo, Cai Q, Steinwandel M, et al. Associação do microbioma oral com risco de diabetes tipo 2 J Res. Periodontal. 2017.
  17. Mazidi M, Rezaie P, Kengne AP, et al. Microbioma intestinal e síndrome metabólica. Diabetes Metab Syndr. 2016; 10 (2 Supl 1): S150-7.
  18. Kim BS, Han DH, Lee H e outros. Associação da Microbiota Salivar com Incidência de Cárie Dentária com Envolvimento de Dentina após 4 anos. J Microbiol Biotechnol. 2018
  19. Ele J, Tu Q, Ge Y, et al. Análises taxonômicas e funcionais do microbioma supragengival de hospedeiros afetados por cárie e livres de cárie. Microb Ecol. 2018; 75 (2): 543-54.
  20. GP de Schincaglia, Hong BY, Rosania A, et al. Características clínicas, imunes e microbiomas de gengivite e mucosite peri-implantar. J Dent Res. 2017; 96 (1): 47-55.
  21. Wallis C, Marshall M, Colyer A, et al. Uma avaliação longitudinal das mudanças na composição da comunidade bacteriana associada ao desenvolvimento da doença periodontal em cães. Vet Microbiol. 2015; 181 (3-4): 271-82.
  22. Atkinson TP, Centor RM, Xiao L. et al. A análise do microbioma tonsilar em adultos jovens com dor de garganta revela alta abundância relativa de Fusobacterium necrophorum com baixa diversidade. PLoS One. 2018; 13 (1): e0189423.
  23. Jensen A, Fago-Olsen H, Sorensen CH, et al. Mapeamento molecular do nível de espécies da microbiota da cripta tonsilar associado à saúde e tonsilites recorrentes. PLoS One. 2013; 8 (2): e56418.
  24. Pei R, Martin DA, DiMarco DM, et al. Evidência dos efeitos do iogurte na saúde intestinal e na obesidade. Crit Rev Food Sci Nutr. 2017; 57 (8): 1569-83.
  25. Saez-Lara MJ, Gomez-Llorente C, Praça-Diaz J, et al. O papel das bactérias probióticas do ácido lático e bifidobactérias na prevenção e tratamento da doença inflamatória intestinal e outras doenças relacionadas: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados em humanos. Biomed Res Int. 2015; 2015: 505878.
  26. Veiga P, Pons N, Agrawal A, et al. Alterações do microbioma intestinal humano induzidas por um produto lácteo fermentado. Sci Rep. 2014; 4: 6328.
  27. Barengolts E. microbiota intestinal, prebióticos, probióticos e simbióticos no tratamento da obesidade e pré-diabetes: revisão de ensaios clínicos randomizados. Endocr Pract . 2016; 22 (10): 1224-34.
  28. Toscano M, De Grandi R, Stronati L, et al. Efeito de Lactobacillus rhamnosus HN001 e Bifidobacterium longum BB536 sobre a composição da microbiota intestinal saudável ao nível de filas e espécies: Um estudo preliminar. Mundo J Gastroenterol. 2017; 23 (15): 2696-704.
  29. Kim SE, Choi SC, Parque KS, et al. Mudança da Flora Fecal e Eficácia do Tratamento Probiótico de VSL # 3 de Curto Prazo em Pacientes com Obstipação Funcional. J Neurogastroenterol Motil. 2015; 21 (1): 111-20.
  30. Thomas CM, Versalovic J. Comunicação probiótica-hospedeiro: Modulação de vias de sinalização no intestino. Micróbios do intestino. 2010; 1 (3): 148-63.
  31. Holmgren J, Czerkinsky C, Lycke N, et al. Imunidade da mucosa: implicações para o desenvolvimento de vacinas. Imunobiologia 1992, 184 (2-3): 157-79.
  32. Calder PC, Kew S. O sistema imunológico: um alvo para alimentos funcionais? Br J Nutr. 2002; 88 Suppl 2: S165-77.
  33. Sheehan VM, Sleator RD, Hill C, et al. Melhoria do trânsito gástrico, persistência gastrointestinal e eficácia terapêutica da cepa probiótica Bifidobacterium breve UCC2003. Microbiologia. 2007; 153 (Pt 10): 3563-71.
  34. Jones ML, Martoni CJ, Prakash S. Redução do colesterol e inibição da absorção de esteróis por Lactobacillus reuteri NCIMB 30242: um ensaio clínico randomizado. Eur J Clin Nutr. 2012; 66 (11): 1234-41.
  35. Jones ML, Martoni CJ, pai M, et al. Eficácia de redução de colesterol de uma formulação de iogurte com lactato biliar microencapsulado de sal de bílis Lactobacillus reuteri NCIMB 30242 em adultos hipercolesterolêmicos. Br J Nutr. 2012; 107 (10): 1505-13.
  36. Kumar M, Nagpal R, Kumar R, e outros. Probióticos redutores de colesterol como potenciais biotherapeutics para doenças metabólicas. Exp Diabetes Res. 2012; 2012: 902917.
  37. Jones ML, Martoni CJ, Prakash S. A suplementação oral com probiótico L. reuteri NCIMB 30242 aumenta a média circulante de 25-hidroxivitamina D: uma análise post hoc de um estudo controlado randomizado. J Clin Endocrinol Metab. 2013; 98 (7): 2944-51.
  38. Usami M, Miyoshi M, microbiota de Yamashita H. Gut e metabolismo do hospedeiro na cirrose hepática. Mundo J Gastroenterol. 2015; 21 (41): 11597-608.
  39. Guida F, Turco F, Iannotta M, et al. A perturbao da microbiota induzida por antibiicos provoca alteraes no intestino endocanabinoidome, reorganizao neuroglial do hipocampo e depress em ratinhos. Brain Behav Immun. 2017.
  40. Wong ML, Inserra A, Lewis MD, et al. A sinalização do inflamassomo afeta o comportamento ansioso e depressivo e a composição do microbioma intestinal. Psiquiatria Mol. 2016; 21 (6): 797-805.
  41. Gonzalez Gross-M, Valtuena J, Breidenassel C, et al. O status da vitamina D entre adolescentes na Europa: o estilo de vida saudável na Europa pelo estudo Nutrition in Adolescence. Br J Nutr. 2012; 107 (5): 755-64.
  42. Messaoudi M, N Violle, Bisson JF, et al. Efeitos psicológicos benéficos de uma formulação probiótica (Lactobacillus helveticus R0052 e Bifidobacterium longum R0175) em voluntários humanos saudáveis. Micróbios do intestino. 2011; 2 (4): 256-61.
  43. Ridaura V, microbiota de Belkaid Y. Gut: o link para o seu segundo cérebro. Célula. 2015; 161 (2): 193-4.
  44. Root-Bernstein R. Autoimunidade e microbioma: mimetismo do receptor de células T de antígenos “próprios” e microbianos media a autotolerância em holobiontes: Os conceitos de “holoimunidade” (tolerância mediada por TcR para o holobionte) e “holoautoimunidade” (perda de tolerância para o holobiont) são introduzidos. Bioessays 2016; 38 (11): 1068-83.
  45. Lefevre M, Racedo SM, Ripert G, et al. A cepa probiótica Bacillus subtilis CU1 estimula o sistema imunológico de idosos durante o período comum da doença infecciosa: um estudo randomizado, duplo-cego controlado por placebo. Envelhecimento Imunológico. 2015; 12 (1): 24.
  46. Pregliasco F, Anselmi G, Fonte L, et al. Uma nova chance de prevenir doenças de inverno pela administração de formulações simbióticas. J Clin Gastroenterol. 2008; 42 Suppl 3 Pt 2: S224-33.
  47. Di Pierro F. Colombo M, Zanvit A, et al. Uso de Streptococcus salivarius K12 na prevenção da faringotonsilite estreptocócica e viral em crianças. Drug Healthc Patient Saf. 2014; 6: 15-20.
  48. Draper LA, Cotter PD, Hill C, et al. Resistência aos Lantibioticos Microbiol Mol Biol Rev. 2015; 79 (2): 171-91.
  49. Hajishengallis G. Periodontite: da subversão imune microbiana à inflamação sistêmica. Nat Rev Immunol. 2015; 15 (1): 30-44.
  50. Burton JP, Wescombe PA, Cadieux PA, et al. Micróbios benéficos para a cavidade oral: tempo para aproveitar os estreptococos orais? Beneficie Micróbios. 2011; 2 (2): 93-101.
  51. Burton JP, Drummond BK, Chilcott CN, et al. Influência do probiótico Streptococcus salivarius cepa M18 sobre os índices de saúde bucal em crianças: um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. J Med Microbiol. 2013; 62 (Pt 6): 875-84.
  52. Iwasaki K, Maeda K, Hidaka K, et al. Ingestão Diária de Lactobacillus plantarum morta pelo calor L-137 Diminui a Profundidade de Sondagem em Pacientes Submetidos à Terapia Periodontal de Suporte. Saúde Oral Prev Dent. 2016; 14 (3): 207-14.
  53. Disponível em: http://www.cdc.gov/healthcommunication/ToolsTemplates/EntertainmentEd/Tips/Allergies.html. Acessado em 26 de março de 2018.
  54. Disponível em: http://www.aafa.org/page/allergy-facts.aspx. Acessado em 26 de março de 2018.
  55. Moyad MA, Robinson LE, Kittelsrud JM, et al. O produto de fermentação imunogênico baseado em levedura reduz a congestão nasal induzida por rinite alérgica: um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Adv Ther. 2009; 26 (8): 795-804.
  56. Ishida Y, Nakamura F, Kanzato H, et al. Efeito do leite fermentado com Lactobacillus acidophilus cepa L-92 sobre os sintomas de alergia ao pólen de cedro japonês: um estudo randomizado controlado por placebo. Biosci Biotechnol Biochem. 2005; 69 (9): 1652-60.
  57. Ishida Y, Nakamura F, Kanzato H, et al. Efeitos clínicos da Lactobacillus acidophilus cepa L-92 na rinite alérgica perene: estudo duplo cego controlado por placebo. J Dairy Sci. 2005; 88 (2): 527-33.