Bagas Reduzem Risco de Doença

Bagas Reduzem Risco de Doença

Por: Alma Stenton

Os pesquisadores continuam descobrindo uma ampla variedade de benefícios para a saúde fornecidos pelas bagas .

Bagas contêm pigmentos naturais bioativos chamados antocianinas .

Usado há milhares de anos na medicina tradicional, 1 estes pigmentos vegetais solúveis em água são o que dão às plantas uma ampla gama de cores, de azul e roxo, a vermelho e laranja. 2

As antocianinas têm um amplo espectro de efeitos biológicos, exercendo propriedades antimicrobianas , protetoras de células , antitumorais , hipolipemiantes e neuroprotetoras – todas com implicações na prevenção de doenças e promoção de boa saúde. 1,3,4 Apesar desses benefícios impressionantes, as oportunidades terapêuticas para o uso de antocianinas foram amplamente negligenciadas. 1

Três novos estudos fornecem uma visão mais aprofundada sobre o potencial das antocianinas para ajudar a reduzir os riscos de diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e neurodegeneração.

Antocianinas reduzem o risco de doença crônica

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Uma grande proporção de mortes no mundo moderno é causada por diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e distúrbios neurodegenerativos (como Alzheimer e Parkinson).

Estudos associaram a crescente incidência dessas condições em grande parte ao nosso acesso ao excesso de calorias, que interrompe os processos de proteção natural e nos leva a ganhar peso, aumenta os níveis crônicos de inflamação e contribui para o envelhecimento celular. 5-10 Três novos estudos sobre antocianinas são de particular interesse para aqueles que sofrem dessas doenças degenerativas.

Uma delas foi uma grande meta-análise mostrando que a ingestão de antocianina foi associada a um risco reduzido de diabetes tipo II . (Uma meta-análise fornece poder estatístico porque condensa dados de estudos menores, e depois analisa o grupo maior como um todo.) Este estudo envolveu um total de quase 400.000 participantes em que a ingestão de antocianina foi registrada. 11 Descobriu-se que os indivíduos com a maior ingestão de antocianinas apresentavam um risco significativamente menor de 15% de desenvolver diabetes tipo II. 11

Apenas prevenir o diabetes tipo II sozinho poderia salvar quase 250.000 vidas por ano, mortes causadas em grande parte pelas conseqüências cardiovasculares e neurológicas que ocorrem como resultado da condição. 12 Mas há evidências de que as antocianinas também podem reduzir diretamente os riscos dessas condições, como veremos agora.

Doença cardiovascular

A ingestão regular de antocianinas já é conhecida por reduzir o risco de doença cardiovascular em mulheres. 13,14

Com base nesse conhecimento, pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard decidiram determinar se a ingestão de antocianinas proporcionaria proteção semelhante aos homens. Para determinar isso, eles seguiram 43.880 homens saudáveis ​​sem história prévia de doença cardiovascular ou câncer por 24 anos no Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde . 15 Durante esse período, 4.046 homens ( 9,22% ) tiveram infarto do miocárdio (infarto do miocárdio).

Homens com a maior ingestão de antocianina tiveram um risco reduzido de 14% de ter um ataque cardíaco não fatal. Entre o subgrupo de homens com pressão arterial normal no início do estudo, esse efeito protetor subiu para 19% . Estes números sugerem que o aumento da ingestão de antocianinas pode impedir que quase um em cada cincohomens tenha um ataque cardíaco não fatal. Esta é uma descoberta notável, especialmente considerando que cerca de 735.000 pessoas nos EUA sofrem ataques cardíacos todos os anos. 16

Os pesquisadores acreditam que a capacidade das antocianinas em reduzir o risco cardiovascular pode surgir da combinação de pressão arterial reduzida, melhora da função endotelial (revestimento dos vasos sanguíneos) e aumento da sensibilidade à insulina. 15

Isso nos leva ao terceiro estudo impressionante publicado em 2016 , que mostrou a capacidade da suplementaçãode antocianina para reduzir o risco de neurodegeneração. 17

Neurodegeneração

A neurodegeneração é a perda gradual de células cerebrais, juntamente com a perda da função do corpo, como observado na demência de Alzheimer, Parkinson e outras demências relacionadas à idade. Está intimamente associada à baixa sensibilidade à insulina, diminuição da função endotelial e pressão arterial elevada. 18-20 Esses fatos sugeriram alertar os cientistas de que as antocianinas poderiam ser úteis na redução do risco de neurodegeneração, talvez reduzindo o impacto de pelo menos esses três fatores.

Para avaliar essa teoria, os pesquisadores injetaram em um grupo de camundongos uma substância conhecida por produzir alterações inflamatórias e neurodegenerativas no cérebro semelhantes àquelas observadas na doença de Alzheimer e em distúrbios relacionados. 17 Iniciando sete dias antes da exposição à injeção geradora de inflamação, um grupo de camundongos recebeu uma injeção de antocianinas , enquanto outro grupo foi deixado sem tratamento. Os animais tratados com antocianinas apresentaram efeitos significativamente menores em seus cérebros em comparação com os ratos controle.

Por exemplo, animais suplementados tiveram níveis reduzidos de estresse oxidativo . Eles também tiveram reduções significativas na inflamação do cérebro , que se mostrou diretamente relacionada à inibição de um conjunto de fatores pró-inflamatórios, incluindo IL-1beta, TNF-alfa e NF-kappaB.

Além disso, os animais tratados com antocianinas mostraram menos células geradoras de inflamação cerebral ativadas.

Este estudo nos mostra que a suplementação com antocianinas pode prevenir os tipos de alterações cerebrais associadas à doença de Alzheimer e à doença de Parkinson.

Como as antocianinas exercem seus efeitos protetores?

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Estes estudos recentes demonstram os efeitos protetores da alta ingestão de antocianinas contra as principais doenças crônicas relacionadas à idade. Mas como eles funcionam?

Os pesquisadores ainda estão buscando esclarecer os mecanismos precisos, mas até agora temos boas idéias gerais. Por exemplo, no diabetes tipo II , estudos mostram que as antocianinas:

  • Melhore a sensibilidade à insulina 21
  • Aumentar a atividade de um grupo de fatores de transcrição que regulam a expressão de determinados genes chamados PPARs, que desencadeiam o aumento da utilização de açúcares e gorduras e previnem o armazenamento ou o aumento dos níveis sanguíneos 22.
  • Aumentar a secreção do hormônio antiobesidade adiponectina 23
  • Reduzir o acúmulo de células inflamatórias nos rins, uma das principais causas de doença renal diabética 24
  • Reduzir o acúmulo de gordura intracelular 25

Na doença cardiovascular , as antocianinas demonstraram:

  • Contribuir para melhorar a função endotelial aumentando a disponibilidade de óxido nítrico 23
  • Reduzir a produção de moléculas de adesão que tornam as células inflamatórias aderidas às paredes dos vasos sanguíneos na aterosclerose precoce 26,27
  • Reduza a produção de gordura e promova a eliminação de gordura pelo fígado 28
  • Aumente os níveis benéficos de colesterol HDL e reduza o colesterol LDL prejudicial 3,4
  • Inibir fatores que levam à agregação plaquetária e formação de coágulos 29

Finalmente, nos distúrbios neurológicos , as antocianinas:

  • Proteja os neurônios dos efeitos prejudiciais da proteína tóxica de Alzheimer conhecida como beta-amilóide 30
  • Proteja as mitocôndrias cerebrais do estresse oxidativo, mantendo-as vivas para realizar seu trabalho essencial de produção de energia no cérebro 31,32.
  • Evitar a morte de células cerebrais induzidas por estresse oxidativo (apoptose) 33
  • Reduzir o impacto da excitotoxicidade , a hiperatividade de certos neurotransmissores cerebrais associados ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. 34

Melhores fontes para antocianinas

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As antocianinas têm um tremendo potencial para reduzir a miséria e a doença. As principais fontes alimentares de antocianinas são frutas escuras, especialmente bagas . 1,35-38

Mesmo que os americanos aumentem o consumo de cerejas, morangos, amoras, mirtilos e outros, poucos serão capazes de fazê-lo consistentemente o suficiente para afetar substancialmente o envelhecimento saudável. Há também um problema com a quantidade de frutose ingerida se eles comem intencionalmente muitas bagas.

Felizmente, os extratos de antocianina podem alcançar benefícios semelhantes aos próprios frutos. Curiosamente, porque esses extratos altamente concentrados de antocianina são inerentemente estáveis; eles custam menos quando tomados como suplementos em comparação à compra de frutas frescas que estragam rapidamente.

Resumo

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Os benefícios das antocianinas foram negligenciados pela comunidade médica. Isso está mudando à medida que os cientistas descobrem seu potencial oculto, particularmente na prevenção de algumas das mais mortais doenças crônicas relacionadas à idade.

Estudos recentes demonstram que o alto consumo de antocianinas está associado à redução dos riscos de diabetes tipo II e doença cardiovascular . Um novo estudo em animais mostra que a suplementação de antocianinas pode proteger contra alterações cerebrais associadas às doenças de Alzheimer e Parkinson .

Todas essas condições compartilham altos níveis de estresse oxidativo, controle inadequado da glicose / resistência à insulina e alterações inflamatórias crônicas. Estudos de antocianinas mostram que eles são capazes de combater diretamente essas mudanças degenerativas.

Enquanto as bagas são excelentes fontes de antocianinas, pode ser difícil sustentar altas doses diárias desses nutrientes através do consumo de frutas frescas sozinho. Suplementos de antocianina podem fornecer proteção que está disponível dia após dia.

Referências

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