Reduza o risco de rigidez arterial

Reduza o risco de rigidez arterial

Por: Celia Stanton

Aterosclerose (ou endurecimento das artérias) pode afetar qualquer artéria do corpo. É uma das principais causas de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. 1,2 1,2

Os cientistas identificaram um fator de risco negligenciado para a aterosclerose que rivaliza com o colesterol alto – enrijecimento arterial . 3,4

Enrijecimento arterial é mais do que apenas a formação de placa associada a artérias obstruídas.

Enrijecer danifica capilares frágeis que nutrem nossos órgãos. Essa perda de flexibilidade juvenil impede que nossas artérias regulem adequadamente o fluxo sanguíneo e a pressão. 3

Além de causar pressão alta, o enrijecimento arterial pode levar a danos nos órgãos , 5 que reconhecemos como ataques cardíacos, derrames, declínio cognitivo, demência, insuficiência renal e uma série de outras desordens.

Combater a perda de flexibilidade arterial pode ser tão simples quanto incorporar dois nutrientes ao seu regime diário.

Estudos mostram que a vitamina D e a vitamina K desempenham um papel essencial no retardamento – e até na prevenção – do enrijecimento arterial . 6-8

Neste artigo, vamos examinar como esses dois nutrientes trabalham juntos para reduzir o enrijecimento arterial e, finalmente, os distúrbios degenerativos associados a ele.

Os perigos da rigidez arterial

As artérias saudáveis ​​consistem em paredes de várias camadas capazes de constringir (estreitar) ou dilatar (alargar) em resposta às necessidades dos tecidos que fornecem.

Durante anos, os cientistas estudaram a camada mais interna da artéria, ou endotélio , na tentativa de compreender a aterosclerose e as doenças cardiovasculares. Eles agora conhecem os papéis nocivos do açúcar no sangue, inflamação e um conjunto de moléculas sinalizadoras na interrupção do fluxo sangüíneo. 9

Novos dados mostram que, além do endotélio, a camada muscular média das artérias também está intimamente envolvida nas anormalidades do fluxo sangüíneo que produzem não apenas doença cardiovascular e hipertensão, mas uma série de outras desordens relacionadas à idade. 8,10,11

De fato, a rigidez arterial foi agora identificada como um fator contribuinte para: 12-16

  • Hipertensão
  • Ataque cardíaco
  • Acidente vascular encefálico
  • Distúrbios renais (incluindo doença renal terminal)
  • Distúrbios do fígado (especialmente doença hepática gordurosa não alcoólica ou DHGNA)
  • Diabetes tipo II
  • Declínio cognitivo
  • Doença da substância branca cerebral (leucoaraiose)
  • Transtornos neurodegenerativos (por exemplo, Alzheimer, Parkinson)

rigidez arterial também está emergindo como um poderoso preditor de risco de morte em um número crescente de condições clínicas relacionadas à idade. 17,18

A principal consequência imediata do enrijecimento arterial é um aumento constante da pressão arterial , que contribui para mudanças destrutivas que enrijecem ainda mais as artérias – criando um ciclo vicioso. 15,18,19

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Prevenção da rigidez arterial

  • A rigidez arterial é um dos principais contribuintes para o risco cardiovascular, o que também aumenta nossos riscos para outros transtornos, incluindo o envelhecimento cerebral e a disfunção orgânica.
  • Estudos mostram que o envelhecimento sozinho, bem como condições como diabetes tipo II, contribuem para um aumento constante na rigidez arterial, resultando em pressão alta e danos aos órgãos em todo o corpo.
  • Além disso, um fator que contribui para a rigidez arterial é a calcificação ou o excesso de depósitos de cálcio nas artérias.
  • As vitaminas D e K ajudam a manter o cálcio fora das artérias, o que ajuda a prevenir ou retardar o endurecimento arterial que, de outra forma, põe em perigo o sistema circulatório envelhecido.
  • Estudos em humanos mostram que a ampla ingestão de vitamina D e K retarda a calcificação arterial e mantém a maleabilidade juvenil de nossas artérias.
  • A prevenção do enrijecimento arterial é um passo essencial na prevenção de um grande número de falhas de órgãos relacionadas à idade e desordens relacionadas.

Causas de endurecimento arterial

Enrijecimento Arterial

Estudos mostram que o envelhecimento sozinho, bem como condições como diabetes tipo II, contribuem para um aumento constante na rigidez arterial. Essas condições podem resultar em pressão alta e danos aos órgãos em todo o corpo. 18,20-22

Um dos principais contribuintes para o enrijecimento arterial é a calcificação . Isso ocorre quando o cálcio do sangue é depositado nas paredes arteriais normalmente flexíveis, levando ao endurecimento literal das artérias. 10,23

Cada vez mais, os pesquisadores estão se concentrando no estilo de vida e nos fatores nutricionais que contribuem para o enrijecimento arterial e, principalmente, para sua prevenção. 14,24,25

Dois nutrientes essenciais – vitamina D e vitamina K – mostraram-se promissores nessa área. Ambos desempenham papéis críticos em ajudar nossos corpos a gerenciar o cálcio , o que os torna essenciais para evitar o enrijecimento arterial perigoso.

Colocando o cálcio em seu lugar

Os nutricionistas costumavam pensar na vitamina D como a vitamina cálcio e osso e a vitamina K como a vitamina coagulante do sangue. Evidências científicas mais atuais sugerem que ambas as vitaminas desempenham papéis importantes para ajudar nosso corpo a gerenciar adequadamente o cálcio.

Tanto a vitamina D como a vitamina K desempenham um papel crucial no metabolismo do cálcio. A vitamina Dpromove a absorção de cálcio da dieta, promovendo também a deposição de cálcio nos ossos. Desta forma, ajuda na remodelação contínua do osso, que ajuda a manter os nossos esqueletos fortes e adaptáveis.

A vitamina K , por outro lado, é essencial para manter o cálcio fora de suas artérias. Isso ocorre porque a vitamina K modifica proteínas específicas nas paredes arteriais, tornando-as resistentes à ligação ao cálcio. Este processo evita a calcificação arterial e o enrijecimento. 26

Além de manter o cálcio fora de suas artérias, a vitamina K promove a deposição adequada de cálcio no osso, e a vitamina K foi promovida recentemente como uma forma de prevenir a osteoporose. 26

Está ficando cada vez mais claro que precisamos das duas vitaminas D e K para obter o cálcio da dieta nos ossos, onde ele pertence, e mantê-lo fora das artérias, onde não é.

As vitaminas D e K podem funcionar individualmente e em conjunto para manter nossas artérias jovens e flexíveis – e para prevenir as inúmeras desordens associadas ao enrijecimento arterial.

Vitamina D: contribuinte para a suplementação arterial

Os cientistas sabem há anos que a vitamina D é essencial para a absorção adequada de cálcio da dieta. Agora eles estão começando a reconhecer seu papel na saúde arterial também.

Novas evidências sugerem que a insuficiência de vitamina D acelera doenças cardiovasculares e pode contribuir para o enrijecimento arterial . 27-29 Da mesma forma, baixos níveis de vitamina D estão associados à pressão arterial alta, uma manifestação importante do enrijecimento arterial. 30,31

Infelizmente, a deficiência de vitamina D é muito comum – um problema que pode estar por trás do enrijecimento arterial, bem como outros problemas de saúde. 32,33

Dois estudos demonstraram que a suplementação de vitamina D é uma abordagem importante para prevenir ou aliviar doenças cardiovasculares, particularmente em certos grupos de alto risco, como diabéticos, idosos e pessoas com deficiências na ingestão de vitamina D na dieta ou exposição insuficiente à luz solar. 33,34

Essa abordagem já foi validada em vários estudos que estudam pacientes em risco.

Ensaios clínicos mostram melhorias dramáticas

Em um estudo com diabéticos de meia-idade tipo II , os participantes receberam placebo ou 1.000 UI de vitamina D diariamente. 34 Após um ano, os pacientes suplementados tiveram uma diminuição em sua medida de rigidez arterial, conhecida como índice central de aumento da aorta . Não houve melhora no grupo placebo. 34

Outro estudo examinou adultos com pressão arterial elevada que eram deficientes em vitamina D. Depois de tomar 4.000 UI de vitamina D3 oral por dia durante 6 meses, eles experimentaram uma redução de 12,3% na rigidez arterial (medida pelo índice de aumento). Nenhuma alteração foi mostrada em um grupo controle recebendo 400 UI / dia (a dose padrão “recomendada”). 31

Um estudo dinamarquês realizado nos meses de inverno demonstrou que 3.000 UI de vitamina D3 reduziram a pressão arterial sistólica (número superior) e diastólica (número inferior) em indivíduos com vitamina D insuficiente (< 32 ng / mL ). 30

Numerosos estudos subsequentes confirmaram os efeitos redutores da rigidez arterial da vitamina D em populações saudáveis ​​e de alto risco. 27,29,35

A preponderância de evidências mostra que a vitamina D é um fator crítico na prevenção de muitos distúrbios associados ao enrijecimento arterial – especialmente aqueles que envolvem fatores de risco padrão, como a hipertensão.

Em seguida, voltamos nossa atenção para a vitamina K, o outro fator crucial na manutenção da função arterial saudável em anos avançados.

RECOMENDAÇÕES LIFE EXTENSION®

Para cobertura máxima, Life Extension recomenda um suplemento de combinação que fornece 1.500 mcg de vitamina K1, 1.000 mcg de vitamina K2 (MK-4) e 100 mcg de vitamina K2 ( all- trans MK-7). All- trans é uma nova forma de MK-7 que é 100% bioativa.

Para a vitamina D, a faixa de dose típica é de 3.000 UI a 8.000 UI de vitamina D3 diariamente, tomada com uma refeição para melhor absorção.

Exames de sangue anuais pode permitir um para saber se eles estão tomando a dose adequada de vitamina D de que necessitam para alcançar ótimos níveis de 25-hidroxivitamina D .

Teflon para suas artérias

A vitamina K desempenha um papel importante na saúde arterial devido ao seu papel no gerenciamento do cálcio. A vitamina K é necessária para a ativação de uma biomolécula chamada matriz Gla-proteína , que inibe o cálcio de ser depositado nas paredes das artérias. 23,26,36,37 Pense nisso como o Teflon para suas artérias.

Sem vitamina K suficiente, a proteína Gla da matriz não se torna ativada, resultando em deposição de cálcio e aumento da rigidez arterial. 26,36,37

Muitos de nós não recebem vitamina K em nossas dietas, especialmente se consumimos alimentos processados, que são quase desprovidos da vitamina. 26 Não surpreende, portanto, que estudos de pessoas com ingestão insuficiente de vitamina K revelem marcadores aumentados de rigidez arterial, especialmente em adultos mais velhos . 38

Esses fatores colocam qualquer pessoa sem ampla ingestão de vitamina K em risco aumentado de enrijecimento arterial, particularmente em grupos já com alto risco cardiovascular, como os diabéticos.

A boa notícia é que estudos em animais e humanos mostram claramente que a suplementação com vitamina K ajuda a prevenir ou reduzir a rigidez arterial.

COMPREENDER A VITAMINA K
A vitamina K1 . A vitamina K1, também conhecida como filoquinona, é encontrada nas plantas. Algumas delas se convertem em vitamina K2 no organismo. 40 Estudos publicados mostram redução do risco de doença em resposta à ingestão de vitamina K1. 41-45Vitamina K2 (MK-4) . O MK-4 é encontrado em carnes, ovos e laticínios. 46 É a forma mais estudada de vitamina K para preservar a saúde óssea. É rapidamente absorvido e rapidamente metabolizado pelo organismo. 47-51

Vitamina K2 (MK-7) . MK-7 é encontrado em soja fermentada e queijos fermentados. 52,53 O que torna este formulário tão especial é que ele permanece ativo no corpo por mais de 24 horas. 54 Isso é crítico quando se protege contra calcificação, uma vez que as proteínas Gla da matriz inativam rapidamente na ausência de vitamina K2. 55

Pode haver benefícios em tomar todas as três formas de vitamina K em um único suplemento.

Benefícios da Vitamina K

Em um estudo de laboratório, ratos diabéticos mostraram ter reduções na proteína Gla da matriz ativada de 36% , em comparação com controles não diabéticos. Isto levou a aumentos nos depósitos de cálcio da artéria principal de até 56% e, finalmente, produziu um aumento de 44% na rigidez arterial . 23

Um estudo clínico controlado randomizado recente demonstrou o valor da suplementação oral de vitamina K, usando uma forma de vitamina K2 chamada menaquinona-7 , ou MK-7 . 39 O estudo envolveu 244 mulheres saudáveis ​​na pós-menopausa, um grupo cujo risco para doença cardiovascular se aproxima do dos homens. Metade recebeu placebo, e a outra metade recebeu vitamina K2 na forma de MK-7. 39

Este estudo de três anos mostrou que a suplementação com MK-7 reduziu significativamente (em 50% ) os níveis de proteína Gla da matriz inativa , indicando o efeito protetor da vitamina K na saúde cardiovascular. 39 Os resultados deste estudo mostraram que as mulheres suplementadas com vitamina K (MK-7) tiveram reduções significativas na rigidez arterial .

Como um benefício adicional, aqueles com maior rigidez no início experimentaram melhorias significativas em uma série de outros parâmetros de saúde arterial relacionados à flexibilidade arterial também.

Em conjunto, esta combinação de dados em animais e humanos indica fortemente a necessidade de uma ampla suplementação de vitamina K para todos nós que estão em risco de enrijecimento arterial e a resultante hipertensão, doença cardiovascular e morte prematura.

COMO A RIGIDEZ ARTERIAL ACELERA O ENVELHECIMENTO
O termo “rigidez arterial” refere-se a um enrijecimento anormal nas paredes das grandes artérias que vão do coração aos órgãos principais. Em jovens saudáveis, essas grandes artérias permanecem elásticas, enquanto artérias mais distantes e menores são mais rígidas. 17Isso tem o efeito de “amortecer” as grandes ondas de pressão produzidas com cada batimento cardíaco, o que permite que o sangue flua suavemente, sem grandes flutuações de pressão, através dos leitos capilares vitais que nutrem todos os nossos tecidos. 17

A falta de grandes pulsações nos capilares protege-os dos danos induzidos pela pressão, permitindo a troca normal de oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes e resíduos.

Mas com o envelhecimento, e sob constante ataque de açúcar no sangue, inflamação e outros fatores, essas artérias centrais começam a endurecer.

O resultado desse endurecimento é a perda do efeito de amortecimento da pressão, levando a ondas de pressão altamente pulsáteis que atingem os delicados leitos capilares, o que, por sua vez, induz tensões físicas nos capilares e interrompe sua função normal. 17,56,57

Além disso, o enrijecimento arterial leva à elevação da pressão arterial, que por si só é uma das principais causas de enrijecimento, levando a um ciclo vicioso de envelhecimento, hipertensão, enrijecimento arterial e hipertensão ainda pior. 18,56

O resultado final é o dano dos órgãos fornecidos por esses capilares, que reconhecemos como ataques cardíacos, derrames, alterações cerebrais que levam ao declínio cognitivo e demência, doença hepática, insuficiência renal e uma série de outros distúrbios relacionados à aterosclerose, envelhecimento ou ambos.

Prevenir o enrijecimento arterial, então, é um passo essencial na prevenção de praticamente todas as falhas de órgãos relacionadas à idade e distúrbios relacionados.

Resumo

Enrijecimento arterial é um dos principais contribuintes para o risco de doença cardiovascular. Ocorre quando as artérias perdem a elasticidade juvenil, deixando-nos com artérias estreitas incapazes de regular o fluxo e a pressão sanguínea e, por sua vez, danificando os frágeis leitos capilares que nutrem nossos órgãos.

Uma das principais causas subjacentes do enrijecimento arterial é o acúmulo de cálcionas artérias.

As vitaminas D e K estão intimamente envolvidas em como o nosso corpo gerencia o cálcio – especificamente, mantendo-o em nossos ossos e fora de nossas artérias. Isso torna essas vitaminas essenciais para prevenir o enrijecimento arterial.

A vitamina D3 (colecalciferol) e a vitamina K2 demonstraram em estudos clínicos humanos reduzir significativamente a rigidez arterial, reduzindo assim um dos mais perigosos fatores de risco para doenças cardíacas, derrame cerebral, doenças neurodegenerativas e uma variedade de outros chamados transtornos relacionados.

O importante papel que as vitaminas D e K desempenham na prevenção do enrijecimento arterial torna essencial que todos os adultos mais velhos consumam quantidades suficientes dessas vitaminas importantes – ambas carentes de dietas saudáveis.

 

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